Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes

Criada em 19 de abril de 2004 (Decreto 018/2004) a Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes, dá segmento ao projeto de tornar a área uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Pertencente a região fisiográfica do Rio Grande do Sul denominada de Alto Uruguai, com altitudes que varia entre 400 e 600 metros, a reserva está localizada na Linha Progresso, distando 5,5 km da sede do município, e fica a 420 km de Porto Alegre. Conforme o Gestor Ambiental e Chefe do Departamento do Meio Ambiente do município, Jorge Luís Gomes de Oliveira, a área protegida municipal está cadastrada no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). Em seu discurso ele destacou que pelo Plano de Manejo haverá o monitoramento, cercamento e construção da sede da Unidade de Conservação. Jorge fala emocionado da sua luta incansável e de suas muitas idas à capital do estado para que essa área ambiental fosse reconhecida e legalmente implantada.

A Reserva Biológica Moreno Fortes eleva o município no cenário regional e estadual, porque será um espaço de investigação científica e educação ambiental.

Com relação aos recursos que demandam para a Unidade de Conservação, o município foi contemplado com R$ 617 mil da Ijuí Energia S/A, oriundos de compensação ambiental, valor que vem devido às empresas que licenciam usinas terem que pagar um valor sobre taxas para o estado, esse valor é destinado para unidades de preservação estaduais e municipais, explica o prefeito.

A reserva abre um espaço significativo de pesquisa que está sendo preservado pelo município e será um cenário a ser investigado e trabalhado pelas universidades como a Universidade Federal de Santa Maria, Uri, Unijuí entre outras. O município se deu conta que era um espaço de necessária conservação da biodiversidade. O Plano de Manejo vai determinar os usos da área com um caráter científico e vai desenvolver uma estrutura que possa permitir que a comunidade também participe dessa visibilidade, podendo ter em seu entorno posadas, para exibição e desenvolvimento da cultura.

O Plano de Manejo determina o uso, ocupação e atividades possíveis. Ele disciplina de modo minucioso o que pode ou não ser realizado naquele espaço em toda sua forma de preservação, proteção e desenvolvimento. É um Plano dentro da Unidade. Ele é eclético.

De acordo com o Biólogo responsável pelo inventário da fauna e da flora da Unidade, Claudir Cardoso, o município de Dois Irmãos das Missões abriga uma área de real importância por ela ser um berçário de vegetação nativa muito grande. Segundo Claudir é um bioma da mata atlântica e abriga espécimes da fauna não encontrada em outras regiões, que são características da Região Noroeste do estado. Claudir salienta a importância da área para a pesquisa científica e educação ambiental, e o respeito para com a natureza quando de uma área de preservação.

O biólogo destaca a formação da reserva, colocando que, a Reserva Biológica tem importância Ecológica representativa para a região e o estado. A vegetação da área é caracterizada pela formação de florestas de araucárias, pinheiro brasileiro com florestas subtropical e por seu denso sub-bosque, constituídos principalmente pelas lauráceas, onde predominam as diversas variedades da canelas, mirtáceas como os guamirins, cambuis, araçaseiros, murtas entre outras, de equifoláceas como a erva mate e a caúna, de sapindáceas como o camboatã branco e o camboatã vermelho, de podocarpáceas como o pinheiro bravo e leguminosas como a bracatinga, além de diversas outras ervas ou arbustos como carqueja e vassourinha, samambaias das taperas entre outras tantas.

Também há um grande número de xaxins adultos medindo em média mais de um metro. Além da predominância de araucárias, angico vermelho e branco, grápias, ariticunzeiros, cedros, louros, canjarana, camboatã, pessegueiro bravo, timbós, timbaúvas, tarumã, além de exemplares de jaboticaba, guabirova, sete capotes, pitanga, taquara criciúma, taquara lixa, topete de cardeal, além de jerivás.

Em relação à fauna foi detectado a presença de veados, tatus, guarás, bem como das espécies ameaçadas como jaguatirica, lobo-guará, gato do mato e tucanos de espécies raras. Também inúmeros exemplares de pássaros como gavião, beija-flores, sabiás, papagaios, caturritas, além de ser comentado pelos moradores do entorno que comentam da passagem de um exemplar de leão-baio por aquele local, assim como é constante a presença de poças e virás neste mesmo local.

Durante o lançamento do Plano de Manejo na Câmara de Vereadores o secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Luis da Rocha Simões Pires e o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira Engenheiro Civil receberam o Título de Cidadão Emérito Doisirmãozense pelo empenho para que a Reserva Biológica Moreno Fortes se concretizasse

– Ficamos comprometidos, felizes e emocionados com a homenagem, pois nós tornamos filhos desta terra agora – afirmou o secretário adjunto.