Histórico

O município foi criado quando “Dois Irmãos” da família Amaral, adquiriram lotes nesse lugar formando a atual comunidade. Situado no extremo norte do estado do Rio Grande do Sul.

 

Segundo depoimentos documentados de antigos habitantes, antes da demarcação das colônias já haviam alguns moradores espalhados pelas posses, que habitavam em ranchos de capim e casas de madeira lascada, estes moradores chamavam o local onde hoje é a sede do município de Dois Irmãos das Missões, de “Rincão da Saudade”, este nome em homenagem a esses primeiros moradores foi dado ao CTG da sede do município “CTG Rincão da Saudade”.

 

Os primeiros moradores eram de origem brasileira, o que ainda hoje predomina. Os moradores naquele tempo criavam seus gados no mesmo pasto e cada cabeça era marcada com a inicial do nome do dono. Plantavam em pequenos pedaços de terra e primeiramente preparavam com a derrubada da mata, queimavam e finalmente o plantio, sendo que as lavouras eram cercadas, e só voltavam a plantar esses pedaços de terra três a quatro anos depois.

 

O nome Dois Irmãos, originou-se pelo fato do senhor Alarico Leite do Amaral e sua esposa Floraci Lima do Amaral terem um casal de filhos, o senhor José Benoni do Amaral e a senhora Tereza Bety Amaral Martins, que se estabeleceram no local, eram amorosos com o povo e queridos por todos.

Share